sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Resenha - Selvagens


Vai se foder...

Título Original: Savages - Autor: Don Winslow - Tradução: Alexandre Martins - Editora: Intrínseca - Ano: 2012 - Páginas: 285. 

Estreia deste mês nos cinemas brasileiros, Selvagens é uma adaptação do livro de Don Winslow, considerado o melhor livro do ano por três jornais americanos. A editora Intrínseca não tardou a publicar a tradução da obra que chegou às livrarias em Setembro.

Ben, Chon e Ophelia são jovens amigos de vinte e poucos anos vivendo o sonho e as loucuras da Califórnia. Juntos, os três fizeram uma pequena fortuna cultivando e vencendo uma variedade especial de maconha, uma droga tão potente que desperta o interesse do perigoso Cartel de Baja, no México. Quando Ben e Chon se recusam a abrir mão de seu lucrativo negócio, os integrantes do cartel sequestram O., dando início a uma alucinante montanha-russa de reviravoltas e negociações.

Com uma narrativa leve e assustadoramente verdadeira, Winslow nos traz uma perfeita descrição das relações humanas atuais. Ele nos apresenta diversos personagens capazes de transformar a cada página essa montanha-russa.

No relacionamento dos protagonistas, Ben é o mais centrado, que pensa antes de executar suas ações, denominado como o “Sr. Chega dessa Merda” e Chon é o selvagem que a todo momento está pronto para matar, o “Sr. Vai se Foder”. Entre essas duas personagens temos a figura feminina de O., aparentemente frágil e que se mostra incrivelmente forte.

A linguagem é bem atual com abreviações e gírias, usando às vezes dos artifícios da diagramação para descrever as diversas situações das personagens.

... atirar nos filhos da puta.
Ele sabe (sempre reflexivo) que há algo mais.
Talvez esteja apenas doente e cansado, mas também está
doente
e
cansado
de aparentemente tudo nos últimos tempos. Ele sente
tédio
depressão
à deriva na sua vida. Sem propósito, talvez porque
... cava um poço no Sudão e os janjaweed mesmo assim aparecem e atiram nas pessoas.”

Trecho retirado da página 56.

É um livro inusitado e o leitor será incapaz de largar.

O autor, Don Winslow é ex-detetive particular, consultor e autor aclamado de outros doze romances, entre eles The Dawn Patrol, The Winter of Frankie Machine, The Power of the Dog, California Fire and Life e The Death and Life of Bobby Z. Winslow mora no sul da Califórnia. 
Acredito que em breve teremos mais obras dele publicadas por aqui.

Enfim, minha avaliação final foi em 4 estrelas com uma indicação para os leitores de todos os gêneros. Selvagens é contemporâneo, inovador, “provocador, sexy, sombrio e cativante”.

Confira o trailer do filme:


Um comentário:

  1. Gostei do livro, parece bem bacana pelo que li na resenha por trazer uma linguagem atual e coerente com a narrativa que também traz consigo um assunto atual e vivenciado por muitas pessoas nos dias de hoje. Se eu ver o filme, terei que ler o livro primeiro...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir