quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Revirando Acervos - Clássicos

Maurice - E.M.Forster



Título: Maurice
Autor: E.M. Forster
Editora: Globo
Ano: 2006
Páginas: 258
Tradutor: Marcelo Pen

Resenha:



O que faria um livro permanecer mais de cinquenta anos desconhecido?

“Não havíamos percebido que aquilo que o público realmente abomina na homossexualidade não é a coisa em si, mas o fato de ser obrigado a pensar nela.” E.M.Forster
     
     Descobri o romance após uma sessão de cinema clássico no canal Futura e logo assimilado atraiu-me a ideia por ler o livro. Um ponto importante em partida na discussão da narrativa devemos destacar que o personagem principal é um “homem comum” carecido de caracterização para que fosse dito homossexual. Isso se faz de tamanha importância quando pensamos no fundamento da pergunta pela qual comecei a escrever. Forster escreveu o livro entre 1913 e 1914, sendo publicado somente em 1971, após sua morte. Explica-se pelo fato da sociedade ainda estar muito fechada para o assunto e como é abordado no enredo.
     Maurice é um jovem britânico apaixonado por Clive. Seu amor é correspondido e quando esse termina, ele entra em desespero procurando por medicinas alternativas. Mais tarde começa um relacionamento com o guarda-caças de Clive, Scudder, tendo dificuldades em manter-se por suas classes sociais.
     Com certeza a depara-se com o final surpreendente, o leitor poderá compreender melhor a sina que seguiu seu autor e o porquê de dedicar o livro “... a um ano feliz”. O livro foi adaptado para o cinema nas mãos do diretor James Ivory, no ano de 1987. Campeão de vários prêmios, entre eles melhor diretor e melhor ator no Leão de Prata e ainda foi destaque no Festival de Veneza no mesmo ano de sua estreia, temos no elenco James Wilby e Hugh Grant. Para quem ficou interessado na história, sintonize no programa Cine Conhecimento do Futura, exibidos às Sextas, Sábados e Domingos. O longa está sempre sendo disponibilizado. 
     Por fim, uma nota a respeito da edição brasileira: A primeira edição foi pela editora Rocco em 1990, a qual não tenho muitos conhecimentos a respeito. A Editora Globo voltou a publicar o livro em 2006, com um prefácio de Ronald Polito, de extrema necessidade na compreensão da temática com que personagens homossexuais vem sendo empregados na história da literatura.
Nas notas finais Forster nos deixa: “Maurice talvez escape”.

6 comentários:

  1. Olá!
    Gostei do tema do livro achei bem interessante e diferente.Pretendo lê-lo em breve agora, não conhecia o livro!
    Ótima resenha e boa dica!
    Abraços!
    http://brihodasestrelas.blogspot.com/
    http://www.istoeleitura.co.cc/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, gosto muito de clássicos, na verdade dos melhores e ainda não conhecia esse. O tema parece ser super legal, gosto de livros com finais surpreendentes :)

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! A temática do livro tb me parece maravilhosa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha.Muito bem escrita.Com certeza,irei comprar esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Zilda Mara
    http://cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI DEMAIS DA SUA RESENHA E AINN SENHOR PRECISO DE AUMENTO DE MESADA KKKK...QUERO LER ESSE LIVRO AGORA *-*
    MUITO BEM ELABORADO O TEXTO!
    PARABENS!
    BEIJÃO\O/
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha.. muuito bom conhecer livros novos!!!!!

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir