segunda-feira, 3 de setembro de 2012

[Especial - Livro/ Filme] - O Outro e O Amante


Título Original: Der Andere - Autor: Bernhard Schlink - Tradução: Kristina Michahelles - Editora: Record - Ano: 2009 - Páginas: 96

Às vezes leio o expressar da opinião de alguns leitores a julgar um livro por suas páginas e não pelo conteúdo. Isso só demonstra de forma um tanto grosseira a hipocrisia pela arte de escrever.

Eis que um dia desses enquanto passeava pelas estantes da biblioteca onde trabalho, encontrei um exemplar de “O Outro” tão escondido entre os gigantes ao seu lado que seria possível desprezá-lo a um olhar distraído. Já ouvira sobre o autor e sua obra “O Leitor”, cujo filme é inesquecível.

Então sem mais delongas, peguei o livro e comecei a folheá-lo em uma leitura que não durara certa de três horas. Vamos às considerações da narrativa.

Schlink desenvolve personagens concretos capazes de nos envolver em seus sentimentos e mesmo a narrativa estando concentrada no principal, percebemos os que o cercam na construção das falas e em suas 
considerações.

O desenrolar se dá quando Bengt encontra cartas de um suposto amante da mulher falecida. Em busca de respostas ele procura o outro e nos surpreende, (isso eu posso garantir).

O missivista não datara nenhuma das quatro cartas. O carimbo postal na primeira carta datava de doze anos atrás, nas outras três, onze anos atrás, com diferença de poucos dias entre uma e outra.
O que teria acontecido depois da última carta? Lisa cedera? O Outro desistira? Desistira, sem voltar a escrever nenhuma outra carta?
Trecho retirado das páginas 27 e 28.

Como havia dito a história é bem curta e se começar a falar demais posso acabar com a leitura de quem queira ler. Por fim, avalio o livro em quatro estrelas e recomendo a quem goste de um romance ou  esteja começando com o hábito da leitura e procure algo breve, porém de qualidade.

Bom, agora estaria na hora de falar do autor, mas calma lá. Seguindo a linha do sucesso de “O Leitor”, “O Outro” foi adaptado para o cinema com direção de Richard Eyre e atuação de Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas sob o título “O Amante”

Adaptar livros para o cinema me parece sempre um grande desafio para os diretores. Eles podem levar a história para água abaixo ou transformar o livro em um espetáculo. Quando comecei a assistir "O Amante", alguns dias após a leitura esperava muito visto que a adaptação de "O Leitor" rendera indicações ao Oscar.

O diretor fez um trabalho muito sutil no roteiro, mantendo os personagens como são descrito por Schlink. Eles são concretos e bem interpretados pelos atores. A surpresa do filme fica quanto ao que aconteceu com Lisa, mulher de Bengt, enquanto no livro sua morte marca o iniciar da história, no filme o diretor guarda esse fato para o final, o que deixa um ar de mistério no ar.

Fiquei muito triste por trocar as cartas por e-mails. As cartas davam para a narrativa a magia de um romance e o receio dos personagens. Tudo bem, né?

Sendo o livro bem curtinho é uma boa pedida a adaptação e para quem viu a adaptação é uma boa dica de leitura.

Sobre o autor de O outro:

Bernhard Schlink escreveu diversos best selleres, entre eles "O Leitor", que, além do êxito em seu país, alcançou o primeiro lugar na lista do New York Times e obteve grande sucesso no Brasil, ao conquistar as principais listas de mais vendidos. O livro ganhou adaptação para o cinema vencedora de um Globo de Ouro e um Oscar, com Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais. "O Amante" adaptação de "O Outro", chegas às telas, com Liam Nesson, Antonio Banderas e Laura Linney à frente do elenco. Schlink é professor de direito e filosofia na Universidade Humboldt de Berlim desde 1996.

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, você trabalha em uma biblioteca? =D
    Mas é verdade que existem tantos 'livrinhos' com histórias maravilhosas e repletas de sensibilidade e de possibilidades e tantos 'livrões' que falam muito mas não dizem nada. Eu adoro livros pequenos e histórias curtas, são ótimos para carregar sempre na bolsa e alguns têm tanto conteúdo que a cada releitura você encontra algo que não tinha reparado de primeira.

    ResponderExcluir
  2. Uau, gostei de sua introdução, cada dia vc escreve melhor.... Essa questão de adaptação é bem complexa e exige um estudo aprofundado...

    ResponderExcluir