sexta-feira, 13 de julho de 2012

Resenha - Por isso a gente acabou


Título Original: Why we broke up

Autor: Daniel Handler

Ilustrações: Maira Kalman

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2012



Sinopse:

Quem nunca teve o coração partido? Min Green, uma garota aficionada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, está padecendo dessa dor. Depois de apenas algumas semanas de um relacionamento intenso com Ed Slaterton, que além de ser o menino do time de basquete da escola é um gato, está sozinha e cheia de lembranças amargas.
Para dar fim a esse sofrimento, ela decide entregar ao ex-namorado uma caixa repleta de objetos que de alguma maneira se tornaram significativos para o casal: ingressos  de cinema, uma máquina fotográfica, um elástico de cabelo, um caminhãozinho de brinquedo, um pacote de camisinha, “todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio”, como ela mesma define.
Junto da caixa, Min deixa  uma carta em que fala sobre cada um desses objetos, o episódio que eles representaram na história dos dois, sempre acrescentando novas razões para o rompimento.

Resenha:

Com certeza o livro mais deprimente que li esse ano. Com uma narrativa romântica, divertida e vezes confusa, o livro poderia muito bem enquadrar um filme para a Sessão da Tarde.

O envolvimento da garota nada popular, Min Green, com o jogador de basquete “descolado” Ed Slaterton, faz com que a vida dos dois dê uma revirada. Inicialmente as diferenças dos dois parecem florescer sentimentos antes ocultos, entretanto o relacionamento acaba.

Totalmente decepcionada com Slaterton, Green lhe manda uma carta junto com todos os presentes que ele comprara durante o namoro e objetos que fizeram parte do relacionamento. Esse talvez seja o ponto no qual a narrativa acaba confundido o leitor. As palavras que são direcionadas ao ex e ao mesmo tempo narram a sequência dos acontecimentos enquanto estavam juntos.

O livro é transformado com as ilustrações de Maira Kalman para cada objeto devolvido pela protagonista. A diagramação, então, foi muito bem projetada e torna em parte a narrativa mais elaborada.

Para todos que já tiveram seus corações partidos com certeza vai se identificar com o sofrimento e as decisões de Min Green.
Boa leitura

Um pouco sobre os autores:

Sob o pseudônimo de Lemony Snicket, DANIEL HANDLER publicou Raiz-forte e a coleção Desventuras em série, pela Cia. Das Letras, e os livros Lemony Snicket: autobiografia não autorizada e O pedacinho de carvão pela Companhia das Letrinhas.
No ensino médio, levou pelo menos três pés na bunda.

MAIRA KALMAN é autora e ilustradora de livros para crianças e adultos. Tem duas colunas online no jornal The New York Times e uma coluna ilustrada baseada em suas viagens por museus e bibliotecas na revista The New Yorker, para a qual também já ilustrou diversas capas.
No ensino médio, teve o coração partido por um garoto que parecia o Bob Dylan e, pouco tempo depois, por outro que era a cara do Leonard Cohen.

7 comentários:

  1. Oii!
    gostei!

    bela resenha!

    beijos


    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha e o livro deve ser realmente bom. Espero um dia ler.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei a resenha: livro deprimente foi ótimo. O livro até pode não ser dos melhores, mas sua resenha tá show.

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostei muito da sua resenha, ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser muito interessante, ainda mais contendo uma ótima diagramação, que ajuda muito ao ler um livro.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renan.

    Já conhecia o livro, li algumas resenhas. Quer dizer que foi muito deprimente? Nossa... Até estranhei quando vi que era a resenha desse livro, tem cara de chick-lit. =) Bom, por tudo que você disse e pela sinopse, com certeza, é o tipo de livro que vou gostar de ler.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Ainn, não tô no clima de ler livros de corações partidos. Mas parabéns pela resenha =D.

    Bj!

    http://danfalandodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Renan!
    Como é gostoso ler um livro neste estilo a leitura é pura diversão, as vezes é muito bom isso. É claro que não tiramos nada de lição do livro, mas mesmo assim vale a pena. Gostei da resenha foi bem concisa, pretendo ler este livro um dia!
    Abraço,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir