segunda-feira, 23 de julho de 2012

Resenha - A minha versão da história


Um romance da nova geração de jovens.

Título Original: My side of the story
Autor: Will Davis
Editora: Rocco
Ano: 2008
Páginas: 222

Sinopse:
Jaz tem 16 anos, é gay e vive com a família em Londres. Ele está sempre brigando com a irmã, uma garota careta que ele apelidou de A Freira. O pai é um chef de cozinha totalmente sem brilho; a mãe, uma advogada histérica que vive dando ordens e reclamando de tudo. No colégio, ele só se dá bem com a desajeitada Al, com quem sempre troca torpedos pelo celular.

Resenha:
Jaz é um adolescente como outro qualquer que enfrenta suas dificuldades perante aos pais, à sociedade e a si próprio.  Com sua opção sexual, precisa  encarar o preconceito por parte dos garotos da escola e em casa. Contudo o autor criou um personagem muito diferente do que poderia ser proposto. Jaz se importa com isso, claro, mas faz de tudo para relevar a situação e continuar sua vida. Não fica trancado no quarto chorando em estado depressivo. Ele sai, apronta bastante e se diverte.

As constantes brigas de Jaz com os pais, principalmente com a mãe, acaba por levá-lo para sessões de terapia.  As sessões são uma boa dose de risadas para os leitores. Sua confidente diária é a amiga desajeitada Al (Uma futura sapatão, como ele mesmo a define).

Em suas primeiras experiências nada românticas descobre muito sobre si mesmo e os sentimentos dos que estão ao seu lado.

É inovador e muito diferente daquilo que acreditava ser possível para uma personagem na situação de Jaz. A narrativa é totalmente “descolada”, possibilitando gírias e abreviações, além do mais estamos falando de personagens jovens. A leitura para mim foi muito boa, pois até o momento só tinha presenciado personagens gays na literatura inglesa com Woolf e Forster (O quarto de Jacob e Maurice, respectivamente).

Três palavras para o livro: Divertido, animador, verdadeiro.

Deixo, claro, a indicação para todos os leitores.

Sobre Will Davis:

Will Daves nasceu em Londres, em 1980. Ganhador do Betty Trask Prize por A minha versão da história, é uma figura de destaque no cenário londrino de arte alternativa, realizando performances literárias em cafés, livrarias e galerias. Em 2002, lançou o CD Diary of a Mad Domestic Partner, que reúne músicas e histórias de humor negro.

Leia também as resenhas dos livros citados:



Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei muito da resenha fiquei curioso a respeito do livro. Agora já vou anotar na minha longa lista de próximas leituras. Sua resenha está ótima Renan, parabéns!!

    Abração,
    David.H.S
    Livros e Mais!
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir