quinta-feira, 31 de maio de 2012

Resenha - A Guerra dos Tronos






Título Original: Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
Editora: LeYa
Ano: 2010
Páginas: 592


Resenha:

Martin vem sendo considerado um novo Tolkien da literatura fantástica. É bem visível a grandiosidade com que eles conseguem criar universos inimagináveis à mente humana. Sendo importante lembrar que diferem-se quanto à linguagem empregada, fato explicado pelas datas em que permeiam suas criações, enquanto a saga do Anel teve o volume de O Hobbit publicado em 1937, As Crônicas de Gelo e Fogo começaram a ser escritas por volta da década de 90.


Considerada a melhor fantasia dos últimos cinquenta anos pelo The Denver Post, A Guerra dos Tronos poderia ser descrita por uma única palavra, a meu ver: Perfeito. Na criação dos Sete Reinos, Martin consegue transmitir todos os pontos importantes a prender o leitor do início ao fim. Lordes, damas, bastardos, assassinos... compõem uma mescla de personagens característicos a fazê-lo acreditar em suas tomadas de decisões.

Em uma terra onde as estações do ano podem durar longos perigos, temos a frase “O inverso está chegando”. Diatada por Eddard, Lorde de Winterfell e que tem sua vida mudada após aceitar a proposta para ser Mão do Rei, Robert Baratheon. Intrigas, romances, batalhas vão preenchendo as páginas ditas inicialmente cansativas ao pesar da  narrativa. O autor dá-nos a oportunidade de conhecer todo o Reino com “calma”, por assim dizer.

Algo a destacar é a presença das crianças e como essas foram desenvolvidas por Martin a deixa-nos estupefatos. A força no empenho de suas missões e no respeito diante de seus postos, mostram-se bem definidas. Muitos dos acontecimentos da trama são narrados na visão destes.


O que dizer de sagas, onde sabemos encontrar um final encurralado para o próximo? Assim não deixa de ser com A Guerra dos Tronos, como já devem ter lido em outras resenhas. Então, ao próximo: A Fúria dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário