domingo, 29 de julho de 2012

Resenha/ Promoção – Profissões para mulheres e outros artigos feministas



Título: Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Autor: Virginia Woolf

Editora: LPM

Ano: 2012

Páginas: 106


Resenha:

Para os leitores que acompanharam não faz muito tempo que publiquei uma série de postagens referentes à escritora inglesa Virginia Woolf e caso você ainda não tenha lido, confira Aqui. Desde então procuro sempre por informações a respeito dessa mulher a frente de sua época. Na última quinta-feira passei a tarde lendo um artigo publicado na revista Conhecimento Prático Literatura cujo título “O diálogo entre as artes em Virgínia Woolf” chamou-me muito a atenção. Das conclusões tiradas desse artigo fica o meu deslumbrado pela vida de Woolf. Lembro-me de ter rido quando descreveram o receio dela para com o que a sociedade acharia de Jacob (O Quarto de Jacob, 1922). Logo após a recepção positiva do romance, Virginia escreve: “As críticas agora são favoráveis e absolutamente contraditórias, como é costume. Agora sou perfeitamente capaz de escrever sem me preocupar com a impressão que posso causar; e por isto se vê que meu burburinho já passou. Mas no fim das contas estou perfeitamente satisfeita mais, acho eu, do que nunca.” Isso só demostra o quão poderia estar temerosa ao escrever um romance livre.

Para completar essa semana, ontem chegou uma encomenda  que havia feito do lançamento da editora LPM que traz uma edição de ensaios e resenhas de Woolf. Profissões para mulheres e outros artigos feministas é composto de sete textos da autora, onde ela defende e argumenta sobre a figura feminina em seus diversos segmentos. Usando Jane Austen, Charlote Brontë, George Eliot (Marian Evans, nome verdadeiro) entre outras escritoras e vezes a si mesmo, Virginia questiona o papel da mulher na sociedade e como esse vem sendo modificado, sacrificando a visão tradicional do “anjo de lar”, como ela mesmo define.

No primeiro ensaio do livro, Profissões para mulheres, Virginia nos conta de forma muito particular um pouco de sua vida como romancista e o ingressar nas resenhas, o que acredito ser da necessidade de muitos bloguerios lerem, já que trata de imparcialidade.

O texto é de leitura fácil e na edição encontramos um rodapé com as referências dos autores citados e também um cabeçalho com as datas e como sucederam as publicações desses ensaios.

Profissões para mulheres e outros artigos feministas nos mostra a importância que Virginia Woolf representa no estudo da literatura. Deixo a indicação àqueles que já conhecem o trabalho da autora e para quem ainda não leu nada é uma boa opção para serem apresentados ao universo dessa mulher.

“Uma das escritoras mais sutis, originais e a mais moderna entre os modernistas, Virginia Woolf já nasceu uma escritora.” The New York Times

Agora chega a melhor parte da postagem. Não poderia falar tanto assim do livro e não presenteá-los. Vou deixar logo abaixo uma promoção valendo um exemplar de “Profissões para mulheres e outros artigos feministas”.



Então, vamos participar?

As regras para o sorteio são as seguintes (e muito fáceis):

Seguir publicamente o blog pelo Google Friend Connect;

Seguir o meu Twitter, @RSMerces;

E twittar a frase:

Eu quero “Profissões para mulheres e outros artigos feministas” de Virginia Woolf que o @RSMerces está sorteando. http://kingo.to/19C1

O sorteio será realizado pelo Sortei.me.


A promoção vai até 01/09/2012.

É só isso e vocês já pode ser o sortudo a levar esses peculiares fragmentos de Virginia Woolf.

Quem quiser pode deixar seu comentário logo abaixo, pois esse será lido com muito entusiasmo.
Boa sorte

11 comentários:

  1. Eu queroooooooooo
    Adoro
    Adoro
    Adoro
    Virginia Woolf está na minha alma! ^^
    @liligarota

    ResponderExcluir
  2. Também sou fã da Virginia Woolf! Faço coro com @liligarota!!

    ResponderExcluir
  3. [AAAA] *-* quero muito! Estou participando da promoção! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Virginia Woolf é uma autora maravilhosa e é lógico que quero muito ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece curto mas de grande importância, espero ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Oie! (:
    Nossa que interessante! Apesar de não ter muitas páginas, é um livro que com certeza possui muito conteúdo.. Adorei e to torcendo pra ganhar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Participando!!
    Luciane Guimarães
    lusantosguimaraes@gmail.com
    seguidora: by Lu Guimarães
    @artesanatoamor

    ResponderExcluir
  8. Oi não conhecia o livro nem a editora.
    Que vergonha :x
    gostei bastante!
    Seguindo blog moda e eu
    @blogmodaeeu
    :D

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  9. Eu deveria ser premiado como o seguidor Nº 100 do blog...
    haha

    Participando,
    Adoro VW.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Renan.

    Confesso que não li nada dela - e já devo ter comentado sobre isso em alguma postagem anterior. Quem sabe é essa a minha chance de conhecer a autora a quem você tanto elogia?

    Boa sorte no sorteio - para você e para nós, leitores e participantes da promoção. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir