quarta-feira, 2 de maio de 2012

Resenha – Um dia



 

Título Original: One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Tradução: Claudio Carina
Páginas: 411
Ano: 2011

 

Um dia é uma daqueles livros que nos marcam e são incapazes de se esquecer. O autor apresenta uma narrativa intensa e inova nos romances relatados.
O livro narra a história de Emma e Dexter que em 15 de Julho de 1988 passam a noite da festa de formatura juntos. Por vinte anos eles seguem caminhos opostos e a vida se encarrega de encontros inesperados.
Entre esses encontros apresentados no livro a ressaltar a data em que ocorrem, sempre no dia 15 de julho de anos diferentes, criam neles um laço quase incapaz de se desfazer. Contudo, opiniões opostas podem simplesmente abalar esse relacionamento.
Um fato que me chamou muito a atenção na história foi o modo como o autor trata as diferenças entre o comportamento masculino e feminino. Dentro de uma linha muito bem definida é nos apresentado a vida vezes puritana de Dexter contrapondo-se à intelectualidade de Emma.
O livro recebeu ótimas críticas de veículos respeitados em todo o mundo. "Inteligente, engraçado, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste", segundo o The Times. Álvaro Pereira Júnior da Folha de S. Paulo referiu-se ao livro: "Eu não seria capaz de descrever quanto é excelente e quanto adorei Um dia."
Um dia foi adaptado para o cinema com roteiro do próprio autor e direção de Lone Scherfig, cineasta dinamarquesa que também dirigiu Educação. No elenco estão os atores Anne Hathaway e Jim Sturgess.

 

Sobre o autor:
David Nicholls nasceu em 1966, em Hampshire, Inglaterra. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa da American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough, West Yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor da rede de livrarias Waterstone's, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou à edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpatico, que se tornou filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA. Além de Um dia, publicou os romances Starter for Ten e The Understudy.
Avaliação Final: 5 estrelas (...).

Um comentário:

  1. Que maneiro! tenho vontade de ler este livro, com sua resenha isso só aumentou! ♥

    ResponderExcluir