terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entrevista com Samanta Holtz


Olá Leitores,

Hoje posto uma entrevista que fiz com a escritora Samanta Holtz que publica seu livro "O Pássaro" neste ano. Espero que gostem e possam conhecer um pouco mais sobre ela.


(Vizinhos Literários) Quando descobriu a vontade ou inspiração para escrever um livro?


Aconteceu naturalmente! Desde pequena, sempre fui apaixonada por tudo relacionado a livros - ler, escrever, criar, imaginar. Aprendi a ler sozinha aos cinco anos, de tanto que eu tinha vontade de me envolver naquele mundo dos livros! Desde os sete, já fazia meus gibis e inventava personagens. Aí vieram as poesias, contos, reflexões... mas o primeiro romance, mesmo, começou a ser escrito aos 14, e se chama 'Renascer de um Outono'. Não sei dizer de onde vem esse amor pela literatura... talvez por eu ter nascido no Dia do Livro! (risos)


(Vizinhos Literários) Conte-nos um pouco sobre seu livro "O Pássaro".


"O Pássaro" é um romance de época que conta a trajetória de Caroline Mondevieu em busca do seu ideal de ser livre, com direito a todos os obstáculos dignos de uma boa história: perigos, aventura, segredos e a descoberta do amor. Caroline não tem nada da "mocinha sofredora"; ela parte com unhas e dentes em direção ao que deseja, contra tudo e contra todos. Para isso, tem que enfrentar seu pai, o cruel e poderoso barão de Mondevieu, e toda uma sociedade que espera que ela se porte como uma dama, quando sua alma pede exatamente o contrário.


(Vizinhos Literários) "O Pássaro" é um romance histórico. O que espera como resposta do público para com a história?

Até o momento, tenho recebido excelentes retornos! O público parece estar carente de histórias desse gênero e, com base naqueles que já o leram antes (conhecidos e desconhecidos), sinto que 'O Pássaro' tem tudo para encantar os leitores, pois mistura muitos elementos interessantes que prendem a atenção e despertam a curiosidade. Algumas histórias de época que li tendiam a ser tediosas, o que definitivamente não acontece em "O Pássaro"! (risos)


(Vizinhos Literários) Quais foram suas principais influências na composição desse trabalho?




Não tive influências específicas. As pesquisas que fiz foram voltadas apenas ao contexto histórico, para saber descrever corretamente os ambientes, os costumes e as pessoas. Mas só! Deixo minha imaginação absolutamente livre para criar, pois, embora seja ótimo termos referências e inspirações, na hora de criar, você precisa tomar o cuidado de se manter dentro do seu estilo. Quando admiramos muito determinado escritor, existe o perigo de seguirmos o estilo dele em vez de deixar o nosso próprio de florescer, que é o que fará diferença!


(Vizinhos Literários) Já me disse certa vez que demorou muito para ser aceita no mercado editorial. Como enfrentou esse desafio e acredita que as editoras estão abrindo espaço para os escritores nacionais?

Acredito que foi teimosia, da minha parte (risos). Desde o primeiro romance que concluí (com apenas dezesseis anos!), comecei a tentar aprovação nas grandes editoras. Apesar de ter propostas para publicações independentes, não adiantava, eu tinha certeza de que conseguiria do outro jeito (risos)! Passei um bom tempo sem procurar mais, apenas escrevendo - pois, mesmo com o sonho de ser escritora, jamais deixaria de escrever por ainda não ter conseguido publicar. Até que, em meados do ano passado, voltei a tentar e recebi alguns retornos positivos. Identifiquei-me com a proposta da Novo Século, através do selo Novos Talentos da Literatura, e aqui estou, prestes a realizar meu sonho!


(Vizinhos Literários) Divulgou há pouco tempo no seu blog o nome do seu próximo livro. Muitas ideias para esse ano?

Sim! Buscar a publicação de "Quero ser Beth Levitt" será um novo foco a partir da metade de 2012, se Deus quiser. Também tenho uma nova história em mente, para continuar a série "Corpo & Alma", e a revisão dos meus dois primeiros livros, preparando-os para também estarem à altura dos leitores que esperam por eles. Muito trabalho pela frente, mas isso só me anima; é o que mais amo fazer!


(Vizinhos Literários) O que o romance "O Pássaro" significa para a Samanta Holtz?

Desde que o concluí, percebi que "O Pássaro" tinha um 'algo a mais' em relação aos dois livros anteriores. Gosto de todos, mas sentia que este estava mais maduro, mais preparado para o mercado. Ao longo dos últimos anos, eu o revisei três vezes e me lembro até hoje a sensação que tive quando terminei minha última revisão; "Agora, está perfeito". Hoje, ele representa a realização de um sonho, a resposta para todos os meus esforços, para minha paciência, para minha fé em Deus. Minha carreira literária sempre esteve nas mãos d'Ele e eu tinha absoluta certeza de que tudo o que tivesse que acontecer viria na hora certa. Cada "não" foi importante, cada frustração foi essencial... sem eles, eu teria deixado de aprender muito e, hoje, essa vitória não teria, nem de longe, a mesma importância!

Encontre mais informações sobre a autora em:

Blog


Twitter

Um comentário:

  1. Oiiii

    Que linda a minha entrevista aqui no blog :D

    Obrigada, Renan!! Por TUDO! Você tem me apoiado e incentivado desde o começo desse meu sonho que se realiza ^^


    Um abração!

    ResponderExcluir