terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Entrevista com Lilian Farias

Olá Leitores,

Hoje apresento a vocês uma escritora que conheci na internet e descobri o quanto talentosa ela é. Lilian Farias publicou um livro "Encontros para Liberdade" e ela nos conta um pouco sobre suas experiências.
Espero que gostem.



(Vizinhos Literários) Conte-nos como aconteceu o processo de escrita do seu livro "Encontros para Liberdade", suas inspirações.

Escrevi “Encontros para liberdade” quando fazia minha monografia da graduação em Letras, era o momento que podia relaxar. Mas o que motivou a escrita foi a minha professora de Teoria da literatura que solicitou a sala que escrevesse algo sobre fluxo da consciência. Depois desse dia não parei mais...
Inspirei-me em várias coisas e pessoas. Por exemplo: o filme Mary and The Max; O ano em que meus pais saíram de farias; as músicas de Zé Ramalho etc.


(Vizinhos Literários) Lilian, quando descobriu sua veia literária?

Quando criança gostava muito de poesias. Eu escrevia, mas confesso que tinha vergonha de mostrar meus escritos e acabava jogando tudo no lixo... (risos)
Mesmo assim, sabia que queria escrever!


(Vizinhos Literários) O que considera mais importante dentro de um livro?

Tudo!


(Vizinhos Literários) Lilian também é professora. Qual a maior dificuldade de implantar uma leitura no ambiente escolar?

Nas escolas particulares é mais fácil, contudo quando partimos para realidade das escolas publicas...   “gostonemdefalar”... a maioria das escolas não tem bibliotecas; os alunos saem do ensino primário sem domínio na proficiência da leitura e da escrita, e chegam nesse estado no Ensino Médio! Os pais não têm condições financeiras de comprar livros e, principalmente, LIVRO NO BRASIL É MUITO CARO! O professor não ganha um salário digno para comprar livros...


(Vizinhos Literários) Como crítica Literária, qual sua visão do movimento literário atual no Brasil?

Acho que poderia ser melhor! Os preços de livros deveriam ser compatíveis ao ganho mínimo do trabalhador brasileiro. As editoras e o governo poderiam investir mais na nossa literatura.


(Vizinhos Literários) Teremos novidades de novos trabalhos neste ano?

Em 2012, quero continuar a divulgar Encontros para Liberdade e tenho a pretensão de lançar meu site: http://www.lilianfarias.com.br/

(Vizinhos Literários) O que é liberdade para você?

O voo das borboletas! 


Mais informações sobre a autora em: 


3 comentários:

  1. Oiiiii :)

    Muito boa a entrevista da Lilian!
    Muuuuuuuuito sucesso pra você, querida ^^

    Concordo plenamente com a opinião dela sobre o mercado editorial.. devia, sim, haver um incentivo muito bom para todos poderem comprar e ler mais livros!


    Beijos!
    Samanta Holtz

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista! Parabéns pelas perfeitas! Estavam ótimas!
    Gostei muito de terem comentado sobre a educação no Brasil e o custo dos livros. Afinal, isso também está na vida dos escritores, que passaram e/ou passam por essas situações.
    Adorei! = )

    ResponderExcluir