sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Resenha - Ahmnat - os amores da Morte


Título: Ahmnat - os amores da Morte - Autor: Julien de Lucca - Editora: Gutenberg - Ano: 2011 - Páginas: 368

Não é novidade para ninguém a dificuldade de um escritor nacional ver o seu trabalho publicado. As editoras são bem rígidas em suas avaliações (como realmente precisam ser para entregar aos leitores algo de qualidade) e muitas vezes acabam por ignorar os talentos da nossa literatura atual.

Quando começo a ler um livro nacional espero muito dele, ainda mais se for publicado por uma editora tradicional, ou seja, que não compra simplesmente um serviço ao autor. O livro da resenha de hoje é uma publicação da editora Gutenberg, cujo catálogo nos apresenta alguns autores nacionais, como Paula Pimenta, Leila Reigo e Douglas MCT (esses são alguns que eu conheço).

Eis que aparece na biblioteca onde trabalho um exemplar de Ahmnat – Os amore da Morte de Julien Lucca, logo o peguei para ler. Então vamos lá para uma rápida sinopse:

O que pode acontecer quando Morte e Destino brincam com o sentimento mais perigoso? Ahmnat é uma garota egípcia que, após uma vida cheia de turbulências, tristezas e mágoas, assume o cargo de Morte e passa a viver entre este mundo e o além-vida. Porém ela não está sozinha. Logo conhece Destino, responsável por escrever as vidas mortais, que fica surpreso e abismado ao vê-la no lugar de poderosa entidade. Destino propõe, então, um sádico jogo a Ahmnat: criará dez vidas mortais, humanos bem especiais, para tentar fazê-la se apaixonar por eles. Se Ahmnat se apaixonar por qualquer um, ela volta para a Terra como mortal novamente, dando a oportunidade de Destino reescrever sua vida. Caso contrário, será Destino quem se tornará mortal, permitindo que Morte venha buscá-lo pessoalmente.

Como disse acima espero muito de um livro nacional e esse acabou por me decepcionar. O livro tinha tudo para ser minha melhor leitura desse ano. O autor nós descreve uma história nova, como situações, cenários, personagens bem diferentes de tudo que já li. Até aí tudo bem. Adoro temas relacionados a Morte e quando essa é nossa protagonista se torna ainda melhor. Vejamos o livro, A menina que roubava livros, brilhante.

Ahmnat, nossa garota egípcia que se transforma em Morte, vive por milênios levando os seres humanos para a outra dimensão. Para mim lhe faltou personalidade, algo a mais do que uma simples menina ciumenta dos romances de Sparks. Isso foi um dos fatos que mais me incomodou durante a leitura.

A narrativa é estagnada e quando você avança na leitura parece que nunca terá um clímax e quando este acontece vem uma simples pergunta: What? Aonde se encaixa tudo que aconteceu anteriormente? (Digo isso sob o meu ponto de vista da história).

Eu não gostei. Tentar criar uma história que vai do Antigo Egito a São Paulo de 2004 em 300 folhas deixa um monte de buracos para trás. Só para constar, a editora fez um bom trabalho com o mínimo de erros ortográficos e uma diagramação muito boa.

Uma estrela. Não vou indicar a ninguém, pois não quereria uma indicação assim para mim.

2 comentários:

  1. Bom, realmente a sinopse é bem interessante. agora terei que ler o livro para entender melhor sua decepção. mende ele ai pra mim.. rsrsrs
    Concordo quando vc fala das editoras... tem muita coisa ruim no mercado... mas tudo bem! Tb temos muito autores de se tirar o chapéu! nem tudo é perfeito...
    Bom, vc quando não gosta sai de baixo... eita! kkkk
    Mas um livro com essa temática precisa de muita pesquisa, tá parecendo que é essa a questão toda. Mas como disse: preciso ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. É muito chato quando a gente começa a ler um livro cheio de expectativas e elas são frustradas uma a uma. A sinopse faz parecer que o livro é interessante, então vou me contentar com a leitura da sinopse e passar longe do livro, afinal tanto livro bom para ler e não dá para perder tempo.

    ResponderExcluir