sexta-feira, 15 de junho de 2012

Resenha - Feios

Título Original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Tradução: Rodrigo Chia
Editora: Record
Ano: 2011
Páginas: 415

Sinopse:
Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que a transformará de “feia” em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quando Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente perfeito e, acredite, não é nada bonito.
Resenha:
O cenário criado pelo autor é totalmente futurístico, com belas paisagens descritas de modo a levar o leitor para dentro das páginas. Westerfeld faz duras críticas quanto à ditadura da beleza estabelecida na nossa sociedade atual. Mulheres que quase se matam por uma perfeição que talvez nunca venha a existir. Ao criar o mundo de “Feios”, onde ter um nariz grande, lábios finos ou olhos estrábicos, é normal, o autor demostra a ambição de uma população pela perfeição.
Em Vila Feia todos esperam ansiosos seus 16 anos para enfim passar por uma operação capaz de fazê-los, “o homem vitruviano de Da Vinci”, digamos. Tally a nossa protagonista não foge à regra, entretanto conhece Shay, uma feia aversa à operação. As duas aproveitam ao máximo seus dias antes da perfeição e quando a amiga desaparece, Tally encontra-se encurralada. Precisa decidir entre trair Shay ou permanecer “feia” pelo resto da vida.
Feios é o primeiro livro de uma série com o mesmo título. No primeiro livro conhecemos parte desse mundo dos Feios e muitos dos segredos por traz da perfeição. Já foi anunciada a adaptação do livro para o cinema, entretanto sem muitos detalhes ainda.
A indicação do livro fica para sua narrativa inovadora e os conceitos estabelecidos por Westerfeld.

Sobre o autor:
Nascido no Texas, Scott Westerfeld é autor de aclamados romances para adultos e jovens, entre eles Tão ontem, Os primeiros dias, e a série Feios, bestseller do New York Times. É também designer e atualmente vive entre Sidney, na Austrália, e Nova York.

5 comentários:

  1. Gente, quero ler... achei super interessante! Onde é que vc acha esses títulos bacanas? Teu blog é um dos poucos que não faz resenha de porcaria!
    Adorei a parte de permanecer 'feia' pelo resto da vida! Quero esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Lilian é um livro muito interessante, não só por sua linguagem mas pelos conceitos criados pelo autor. Valeu muito a pena a leitura.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  3. Estou com muita vontade de ler essa série, mas tem outras mais urgentes =D.

    Parabéns pela resenha!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha!!!
    Eu to louca para ler esse livro faz tempo!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  5. Não seria discriminação não? Acho que não né, mas acho que beleza não se poem em livro, ou melhor, (em mesa). Sobre a resenha boa!

    ResponderExcluir