quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrevista com Raquel de Camargos

Olá, Vizinhos Literários.

Hoje apresento a vocês uma pessoa muito querida por mim. Como amante de literatura a biblioteca é minha segunda casa. Este ano conheci Raquel de Camargos, bibliotecária da “Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Mestre Aleijadinho”, e sempre ela traz belas palavras para comigo. Agora quero que vocês a conheçam um pouco.


(Vizinhos Literários) A História nos conta que os antigos povos ocidentais guardavam seus escritos fechados ao povo. Os primeiros livros colocados a disposição do público estavam na Grécia e na Roma Antiga. Voltando à nossa realidade atual, qual na sua opinião é a importância de uma biblioteca dentro de uma comunidade?

Toda. Primeiro porque ler é humano e por ler ser humano livros devem estar em todos os lugares e em todas as partes para que a literatura esteja comungando com a vida do ser humano a todo momento. Tudo que precisa, você tem que ler para se orientar e a biblioteca nada mais é do que a apresentação dos livros daquele que escreve. Assim ela se faz necessária pela diversidade, pelo gosto de cada um, porque para cada escritor tem um leitor e nós somos os grandes divulgadores da boa literatura, nós apresentamos os livros para aqueles que gostam de ler.


(Vizinhos Literários) O nascimento das bibliotecas, como já dissemos datam  de séculos atrás. Com o avanço tecnológico temos acompanhado o surgimento de aparelhos que descartam o livro impresso. Acredita que esse avanço pode ocasionar a escassez nas bibliotecas?


Infelizmente existe a biblioteca eletrônica, nada contra, mas nada a favor. A biblioteca eletrônica simplesmente traz um sentido de fingir ler. Você não consegue ficar com os olhos grudados na tela o tempo todo. Ali o que você não que ler é facilmente descartado, como nas páginas de um livro, mas no livro na medida que você vai lendo aquilo que pulou é retornável com mais prazer. No livro impresso você tem um contato físico e íntimo. Abre na hora que quer e fecha na hora que quer. Não tem nada para diversificar sua leitora, no computador esquece o livro visitando outros sites, blogs ou entrando em um bate-papo. Espero que as bibliotecas continuem, porque ela são necessárias.


(Vizinhos Literários) O que mais a motiva a estar trabalhando nesse ambiente?

Amor a leitura. Eu, desde minha adolescência, já era uma leitora ativa e participei do nascimento dessa biblioteca cursando. O fundamento da “Biblioteca Comunitária” é totalmente literário, e ela é uma biblioteca onde às vezes fazemos brincadeiras para estimular a leitura. Nós buscamos mais leitores com esse estímulo diferente do convencional, que é aquela biblioteca onde existem normas ao contato com o livro. Ela sai do convencional, voltando para a biblioteca tipo caseira de lazer. Pode ser que eu não me afine muito bem em outra biblioteca, gosto de deixar os livros bagunçados para que as pessoas possam pegá-los nas prateleiras. É uma das coisas que mais me agrada e quando vocês chegam aqui e eu falo para escolherem o livro que quiserem. É esse o diferencial que atrai mais leitores.


(Vizinhos Literários) Para os leitores do blog que estão buscando uma boa leitura, quais os autores nacionais que indicaria?

Jorge Amado é o meu predileto. Clássicos como Machado de Assis, Visconde de Taunay, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Jonas Ribeiro. Eu gosto de quem escreve. (risos)


(Vizinhos Literários) Em uma palavra:

Páginas? Essência

Prateleiras? Amostra

Biblioteca? Prazer

(Vizinhos Literários) Gostaria que por último, deixasse uma mensagem aos que ainda acreditam no livro como arma de divulgação, mudança.

Ler é Humano

2 comentários:

  1. E ai Renan blz?
    Retribuindo sua visita. Já estou seguindo seu blog. Muito boa suas entrevista, cheia de informações.
    Parabéns pelo Blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista!
    Repito: perguntas bem elaboradas!

    ResponderExcluir