segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entrevista com Eduardo Bonito

Olá, vizinhos literários

Hoje venho lhes apresentar uma entrevista que fiz com Eduardo Bonito, editor da Editora Literata. Por coincidência, é aniversário dele, então deixo meus parabéns e agradeço pela atenção ao blog. Espero que gostem.  


(Vizinhos Literários) Conte-nos um pouco sobre suas experiências literárias.

Bem... Estou no meio cultural em geral dês dos meus 15 anos onde sempre mexi não só com literatura mas com música, cinema e teatro onde tem roteiros e adaptação de contos meus para o teatro, participei de diversas antologias desde antologias de poemas, contos e crônicas, concursos literários diversos, tenho dois romances editado, escrevi artigos para um jornal e trabalhei em duas editoras onde uma faliu e meus amigos me incentivaram a abrir a Literata que já esta  a 5 anos no mercado editorial.


(Vizinhos Literários) Qual o maior desafio hoje para quem pretende abrir uma editora?

Abrir editora hoje em dia é fácil o duro e você se manter no mercado editorial editando algo com qualidade literária é fazer um trabalho honesto, transparente e bom no mercado, ou seja, o desafio maior é se manter no mercado separando arduamente o joio do trigo e não ser um caça níquel de autor.


(Vizinhos Literários) A Editora Literata tem um catálogo rico em livros sobrenaturais, mas encontramos antologias poéticas entre outros temas. Pretende manter essa marca ou vai diversificar os títulos?

Nos sempre variamos os estilos literários tanto que nos da Literata começamos a editar primeiro livros de poesias e crônicas depois que fomos abrindo o nosso leque para outros estilos literários.


(Vizinhos Literários) Nos últimos anos conseguimos perceber uma valorização aos escritores nacionais e a Literata tem mostrado esse diferencial. Acredita que o mercado editorial ainda tem muito a se ampliar?

Sim, acredito temos muitos autores bons surgindo, mas como disse anteriormente temos que saber lapidar e muito bem este mercado.


(Vizinhos Literários) O que pode nos adiantar dos próximos lançamentos da editora.

Ano que vem teremos muitas antologias novas e lançamos novos autores no mercado e duas autoras já conhecidas por nos Susy Ramone e a  Georgette Silen que nos presenteara com novas obras. E já estamos divulgando novas antologias a Angelus organizada por mim e Georgette Silen e Versos Vampiricos organizada por nosso novo parceiro Eddy Kaos e a antologia Crônicas Fantástica organizada por nosso parceiro Cristiano Rosa.
Essas são algumas das muitas novidades para 2012.

(Vizinhos Literários) Se pudesse dar um conselho aos escritores que estão buscando por uma editora, o que diria?

Pesquisem sempre e busquem a originalidade mostrando assim um diferencial em sua obra.


Editora Literata já esta no mercado a um tempo mostrando sempre transparência, somos uma editora de demanda onde o autor não paga para editar sua obra, frisamos sempre que buscamos crescer em conjunto com o autor tendo o diferencial de deixá-lo livre para opinar sobre capa, diagramação etc. Ou seja o autor coloca literalmente a mão na massa conosco.
Este ano fecharemos com chave de ouro, pois lançaremos em novembro o novo livro do Marcelo Paschoalin A ÚLTIMA DAMA DO FOGO EDIÇÃO ESPECIAL dia 26/11 na FUNBOX LUDOLOCADORA e em dezembro na Martins Fontes Paulista no dia 3/12 os livros: Encruzilhada do grande ativista cultural Ademir Pascale e a Antologia Metamorfose II organizada também pelo Ademir. O ano que vem a Literata participara de diversos eventos pelo Brasil sempre ampliando seu ciclo de parcerias e divulgação de suas obras e claro lançando sempre novos autores.

Encontre mais informações sobre a Editora Literata em: 


5 comentários:

  1. Parabéns ao blog pela entrevista.
    Parabéns, Edu, por ter uma empresa de respeito no mercado com diferenciais tão bacanas.
    A literatura nacional agradece!
    E eu como autora publicada pela editora!
    bjos
    Josy Tortaro
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bela entrevista!

    Sucesso ao blog e a Editora Literata (equipe técnica e autores)!!!

    ;)

    bjs***
    http://www.seriedestinointimo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da entrevista. A editora Literata vai ser bem sucedida pelo trabalho do editor, sempre buscando os bons livos para agradar os leitores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Renan!!
    Mais uma vez quero parabenizá-lo pela excelente entrevista e pude conhecer um pouco mais sobre o trabalho desta editora que tem bastante potencial.
    Eu fico muito feliz em saber que eles prestigiam obras de autores nacionais.
    Abraços.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ter uma editora e publicar livros nacionais, mas é um investimento e tanto. Mas um dia ainda consigo =]. A entrevista ficou bem legal, a editora que não conhecia se tornou interessante pra mim, vou tentar conhecer mais coisa sobre la.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir