sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resenha - Química de Nós, Afonso Celso Henriques


Título: Química de nós; Autor: Afonso Celso Henriques; Editora: Lesma Editores; Ano: 2011; Páginas: 76.



Escrever sobre um livro de poesias não é uma tarefa muito fácil, pelo menos para mim. Do pouco que conheço do autor Afonso Celso Henriques, seu livro “Química de Nós” é uma autobiografia corajosa pronta a desprender-se de conceitos e encarar uma realidade sublime e terrivelmente cruel.

Digo, então, que libertar-se é uma tarefa ainda mais difícil. A poesia para mim sempre foi e continuará sendo fragmentos de seu autor e quando caio a interpretá-las existe só um monte de palavras que não poderão ser lidas como por seu criador, porém lhe abre possibilidades para espelhar-se em suas próprias experiências de vida.

Afonso consegue nos transportar por seus mundos e sentimentos, desde sua infância na cidade de Capela Nova até os encontros e desencontros de sua vida adulta em Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

ESCRITAS LIBERTAS
Escrever dói,
Já me disseram
Liberta-me, porém.
Dos fartos estoicos
e das palavras fugidias.
Liberta-me das prisões impostas.
Dos ditos e não ditos.
Doem-me os dedos.
Entretanto, eu, poeta bissexto,
travo lutas internas e não deixo a alma escrava.

A edição da LESMA Editora ainda nos contempla com fotografias da infância do autor e das cidades por onde morou. A leitura é fluida e aos amantes de poesia, Afonso escreve com coragem seus sentimentos.

Avaliação final: 4 Estrelas

Sobre o Autor:

Nasceu em 1967, em Capela Nova, Minas Gerais. Filho de Maria Moreira Pereira e Waldivino Gomes Henriques, tem sete irmãos e uma família numerosa. Em 1976, deixa a cidade natal para morar em Conselheiro Lafaiete. Em 1991, forma-se em Letras pela Fafic – Congonhas e onde atua como professor há dez anos, além de lecionar nas escolas Municipal “João Narciso”, também em Congonhas e “Monsenhor Horta”, em Conselheiro Lafaiete. Trabalhou ainda em Cristiano Otoni na Escola Estadual “Cel. Alcides Dutra”.
Fez pós graduação em Língua Portuguesa pela UFOP-MG e Gestão de Pessoas pela PUC-MG. Atualmente é mestrado em Administração – Gestão Pública pela Fead-MG.

Deixo aqui uma indicação a todos os leitores do blog e caso tenha interesse em adquirir um exemplar, Compre Aqui.

Confiram também a página do livro no Skoob


Nenhum comentário:

Postar um comentário