quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Entrevista com Josy Tortaro


Boa Tarde, Vizinhos Literários


Hoje recebemos a visita da querida escritora Josy Tortaro autora da Saga "Os Quatro Elementos". Ela fala sobre seu primeiro livro "Marcada a Fogo" e nos conta um pouco a respeito dos próximos volumes.
Espero que gostem.


(Vizinhos Literários) Para os leitores do blog que ainda não conhece o seu trabalho, apresente-os a série “Os Quatro Elementos”.

A saga conta a história de quatro pessoas distintas, em lugares diferentes do Brasil, que nada sabem sobre sua origem. Após trinta anos no qual foram encontradas, um alinhamento planetário é previsto e eventos místicos e sobrenaturais atormentam suas vidas pacatas e comuns. A série descreve a luta para entenderem quem são e o que querem da vida, mesmo diante de algo que não compreendem. E muitas vezes, terão que encarar a própria morte sem terem pedido por isso.

(Vizinhos Literários) Você lançou “Marcada a Fogo”, primeiro livro da série “Os Quatro Elementos”, no mês passado e nas redes sociais vem anunciando a finalização da série. O que os seus leitores podem esperar dos próximos volumes?

Apesar de a história seguir uma ordem cronológica nos próximos livros, cada volume conta sobre a vida de um protagonista diferente, com seus costumes, suas peculiaridades, seu círculo de pessoas, seu jeito de encarar a vida. E então só posso afirmar que, não é porque leu o primeiro volume que já sabe o que está por vir. Cada página é uma surpresa em Marcada a Fogo. Porém, cada volume tem seu próprio tom e estilo, embasado nas vivências e temperamentos dos protagonistas. Você já conhecerá os eventos místicos, mas não saberá como cada um dos personagens reagirá a eles. É aí que está a diferença dessa série. Novos personagens entrarão para a história da série e farão toda diferença. Guardei uma surpresa nova para cada livro.

(Vizinhos Literários) Antes de começar a escrever qualquer coisa, faz algum tipo de ritual ou necessita de um ambiente mais organizado e silencioso?

Não, só preciso saber o que vou escrever, para isso, crio um arquivo onde tenho uma descrição o mais detalhada que eu puder, de cada capítulo. Penso muito, anoto todas as idéias, construo toda a história e seus caminhos para saber que rumo a história está tomando. Depois que a ideia está madura, não importa onde ou como eu vou escrever. Basta sentar e começar.

(Vizinhos Literários) A série “Os Quatro Elementos” diz muito a respeito do ser humano. Teve uma inspiração ou passou por alguma história que a levasse a escrever?


O que nos difere dos animais são nossos pensamentos e sentimentos. Somos complexos exatamente por esse amontoado de emoção que não conseguimos canalizar adequadamente e que acaba nos guiando nem sempre pelo melhor caminho. Eu amo ler livros que se aprofundam e nadam nas profundezas do oceano das emoções. Foi depois de ler um livro que mexeu tanto comigo (por casar com perfeição emoções e fantasia) que eu resolvi tentar. Já havia escritos dramas e romances policiais, livros distintos, mas nunca havia pensando em escrever fantasia até então. Meu marido me sugeriu e então, depois de pensar por um tempo, criei a saga.

(Vizinhos Literários) Mesmo tendo essa série pela frente, já pensou em um novo trabalho ou vai manter seu foco?


Antes de terminar o volume 3 uma nova história resolveu me atormentar. Lembro que antes mesmo de tê-la, meu marido me perguntou: O que vai escrever depois que terminar a saga? Olhei bem para ele e respondi, com sinceridade: Não faço ideia! E essa nova história surgiu de repente, sem que eu estivesse procurando uma nova história. Então anotei. E volta e meia tenho novas ideias para complementará. Já tenho um enredo geral da história. Assim que terminar a saga (o que pretendo fazer até o final do ano), vou começar a trabalhar nela. Foram essa, tenho outras histórias, porém não estão me atormentando tanto quanto essa.

(Vizinhos Literários) Para todo escritor o livro torna-se um pedaço de sua vida. Consegue escolher entre os volumes da série um que seja o favorito?


Eu gosto muito do volume 2, Filho da Terra, porque eu acho que estava mais preparada, mais segura do que estava escrevendo e também porque me orgulho de ter criado um protagonista homem sem perder o foco (por eu ser mulher). É uma história mais completa que Marcada a Fogo. Tem ação, romance, até algumas cenas engraçadas.

(Vizinhos Literários) Em uma palavra:

Vida? Amor.
Humano? Único.
“Marcada a Fogo”? Decisão

Marcada a Fogo

A VERDADE. Essa é a busca de Tamires do Valle. Encontrada sob as cataratas de Foz do Iguaçu, uma névoa paira sobre sua origem. A ametista é o único elo com seu passado. Pesadelos atormentam suas noites constantemente. Seriam lembranças adormecidas ou tormentos de uma alma inquieta? Uma vida feliz ao lado do marido Gustavo e da filha Sofia não seria o bastante? Um alinhamento planetário é previsto por Pedro Tosquini, um renomado astrônomo brasileiro, exatamente no momento em que estranhos acontecimentos a despertam para uma realidade antes desconhecida. Eventos místicos e sobrenaturais revelam o caminho para a verdade. Nele terá que enfrentar a dúvida, o medo e a morte. Descobrirá o que é ser enganada por quem mais confia. E terá duas escolhas a fazer. UMA HISTÓRIA DE MISTÉRIO E MAGIA QUE TEM COMO PANO DE FUNDO UM CENÁRIO PARADISÍACO.



Mais informações sobre a autora e a saga:






Lembrete: Se você ficou interessado em ler o livro "Marcada a Fogo" tem uma super promoção no site oficial. Confira.

4 comentários:

  1. Amei a entrevista! Obrigada pela oportunidade!
    bjos
    Josy Tortaro
    Autora da saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista, da autora e das obras dela. Mais uma vez vc soube conduzir uma entrevista. Parabéns!

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A Josy é uma pessoa ótima! Cada entrevista dela que vejo mostra isso. E estou louquinha para ler os livros da Saga 4 Elementos! Vou aproveitar as férias para começar! ;)

    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. A Jozy é maravilhosaaaaaaaaaaaaa e MaF é mt bom!!!!!!!!!!

    Parabéns pelo post e dá uma olhadinha - http://seriedestinointimo.blogspot.com/2012/01/resultados-promocao-4-em-1.html

    O primeiro comentário... é mt sorte msm

    bjs***

    ResponderExcluir