segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Entrevista com Giselle Zamboni e o #Letras365

Olá, Vizinhos Literários

Hoje estou apresentando uma entrevista que queria muito que estivesse no blog. Para os que ainda não conhece o projeto #Letras365 da Giselle Zamboni, espero que gostem.

(Vizinhos Literários) Para os leitores do blog que ainda no conhecem o #Letras365, apresente-o.

O #letras365 é um fluxo literário interativo em ambiente twitter, criado por mim em 27/01/2011, por este twitlonger que o explica bem:

“NASCE A COMUNIDADE INTERATIVA LITERÁRIA #Letras365, no Twitter, com este texto:

Caros(as) Escritores(as) e Leitores(as),ontem lancei a ideia da formação da COMUNIDADE LITERÁRIA INTERATIVA #LETRAS365...
Inspirada no fluxo #draw365, uma experiência social, interativa, na qual o Twitter é usado por uma comunidade de artistas do mundo todo para postarem seus desenhos, DIARIAMENTE, daí o nome DRAW 365, na qual centenas de admiradores e interessados podem conhecer estas criações artísticas, formando laços sociais em tempo real,em que qualquer um pode participar, basta enviar um tweet (post) que contenha um link para uma foto do seu desenho e claro, seja tagueado com #Draw365, e baseada também noutras tantas experiências interativas como o #FF (follow friday) e as brasileiras, #6aDEPOESIA, para postagem às sextas-feiras de poesia pura que nasce neste ambiente de interação fantástica que é o twitter, ou o conhecido #BOTEQUIMTUITAJOAQUIM, "boteco tuiteiro" de troca de músicas e papo bom pelas timelines...pensei e lancei a ideia do fluxo #LETRAS365.



O #LETRAS365 será uma COMUNIDADE LITERÁRIA INTERATIVA, na qual ESCRITORES poderão postar suas LETRAS (poemas,contos,microcontos,haicais,crônicas literárias,trechos de livros,etc)em tweets tagueados com #LETRAS365, para que a tag# possa ser acompanhada por todos os admiradores e ávidos leitores tuiteiros e possamos conhecer o que se produz e divulga no ambiente twitter de literatura e arte puras.
Sei que há outros suportes fantásticos,como as crônicas e artigos de cunho jornalístico, pessoal e opinativo, as crônicas do cotidiano por exemplo, mas o #LETRAS365 pretende ser, e quiçá se transforme mesmo, num fluxo, numa COMUNIDADE de interação da produção LITERÁRIA de todo e qualquer ESCRITOR/AUTOR e seus LEITORES, todos nós, tuiteiros contumazes, pra não dizer viciados (rs), participando juntos, conhecendo, dialogando, interagirindo e vibrando com essas criações.



Acompanhando através do "search:#Letras365" teremos um livro-coletivo, um blog-aberto de escritores vários, múltiplos, publicando suas letras e vontades, vezes e vozes e, com seus leitores, todos nós ávidos por este tipo de conhecimento e emoções, formaremos uma COMUNIDADE LITERÁRIA INTERATIVA, uma festa de encontros e bonitezas, tenho certeza disso!
Participem, divulguem, tuitem o #LETRAS365, vamos balançar as estruturas do twitter, é isso aí...rs


Beijos, Seres Coletivos! Grata, sempre! (passem por lá, espiem como um montão de gente já trocou ideias e nos presenteou com letras no #Letras365...vejam que bacana que está!)”
......

(Vizinhos Literários) Além de reunir micro-contos e poesias, o #Letras365 também é usado como ferramenta de divulgação. Quando presencia esse retorno, fica surpreendida?

Honestamente, não fico não. (risos) O poder da interação, da alteridade em tempo real, da necessidade de comunicação do ser humano extrapola qualquer barreira e o twitter é muito democrático, reconstrói nossas imagens, que passam a ser muito além dos avatares (fotos) e nicknames, passamos a ser seres agentes, pensantes, viventes nesta grande rede social.


(Vizinhos Literários) Essa busca por uma forma literária, digamos mais breve, tem um histórico que poderia nos contar?

Não tenho formação em Letras, desconheço, ou melhor, o que sei sobre a origem da literatura enxuta, mínima, veloz e os seus outros tantos nomes designativos é o que todos podemos ler a respeito, nos textos que circulam por aí, não é novo, já estava presente em autores célebres e hoje é o modo de literatura feito por célebres e ainda, desconhecidos


(Vizinhos Literários) Existe algum plano mais ambicioso para o #Letras365, como quem sabe reunir todos os registros em uma coletânea?

Olhe, nunca ambicionei nada além de reunir pessoas bacanas e atentas em torno da literatura e do mundo das letras, no entanto, se houver propostas que respeitem a interatividade e produção de todos os participantes, com certeza, aceitarei em nome de todos, como uma espécie de curadora que sou da nossa tag literária.


(Vizinhos Literários) Falando agora da Giselle, como descobriu sua veia literária?

Será que descobri??!! (risos)  Não sei não, mas tenho lá minhas golfadas de inspiração em 140 caracteres, mas uma coisa posso dizer, nunca escrevi nada além de petições, sou advogada, e quando passei a ser impactada pelas belezuras que pululavam na minha timeline me vi escrevendo meus versos esfarrapados, fazendo meus poemas-interrogação e me sentindo mais leve, mais eu mesma.


(Vizinhos Literários) A literatura nacional a cada dia mostra um novo talento. Poderia citar algumas de suas inspirações da atualidade?

Poderia citar muitos autores criativos e sensacionais da tuiteratura brasileira, mas sei que isto causaria ciumeiras, (risos), pois leio muitos, gosto de tantos, seria injusto arriscar citar uns e esquecer outros, então falarei de meus eternos autores preferidos, que nunca serão velhos, serão sempre novos na possibilidade de nos arrebatarem: Adélia Prado, Manoel de Barros, Pablo Neruda, Italo Calvino, e tantos, tantos outros.


(Vizinhos Literários) Por último, gostaria que deixasse uma mensagem para os escritores nacionais.

Escrevam! Os leremos, sempre, com a alma em flor!



Um comentário:

  1. Gostei da entrevista, não conhecia o #LETRAS365, mas foi bom saber dessa oportunidade para muitos autores que querem postar suas obras.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir