sábado, 4 de agosto de 2012

Resenha - Cinquenta tons de cinza


Puta merda!

Título Original: Fifty Shades of Grey
Autora: E L James
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 480

É muito difícil decidir por onde começar a falar a respeito do livro, pois muito já foi dito pela mídia em diversos veículos. O sucesso que levou Cinquenta tons de cinza para a lista de best-seller mundial, talvez seja do conhecimento dos antenados em literatura. Para quem ainda não ouviu falar sobre o livro, um breve resumo:

Fifty Shades of Grey é sucesso em vendas entre as donas de casa estrangeiras, chegando a ser apelidado de "Mommy Porn". A narrativa é total e completamente erótica. O livro, para a surpresa de muita gente, bateu recordes consideráveis. As cópias ultrapassam 15 milhões, os direitos foram vendidos para a o cinema em um total de 5 milhões de dólares que será adaptado pelos mesmo produtores de A Rede Social e ainda relatam leilões disputadíssimos para as traduções.

Aqui no Brasil a editora Intrínseca reservou o direito da trilogia, já com datas marcadas para os lançamentos e pré-venda nas livrarias online.

Não vou ficar enrolando como essa conversa que vocês já conhecem do livro e vou logo falar da minha visão. Não antes de uma rápida sinopse:

Quando a estudante de literatura Anastasia Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja – mas em seus próprios termos.

Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso – os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família – ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Resenha:

Logo de cara preciso expressar o quanto a narrativa me deixou desconfortável. As cenas de sexo duram dois ou mais capítulos e são desenvolvidas sob uma visão muito detalhista, até aí tudo bem, porém quando achei que alguns pontos importantes da vida da protagonista fosse ser desenvolvido a autora simplesmente encera. Ninguém vive somente de sexo e para a nossa construção da personagem fica um vazio. Claro que não posso deixar de mencionar a forte convicção com que são criados, sendo possível facilmente identificar quem é quem dentro de um diálogo. Sendo mais claro, refiro-me ao fato de ocultar as relações da protagonista com a mãe, o padrasto e o mundo sem Christian Grey.

Com certeza não é o melhor livro do mundo e a explicação mais óbvia para o estrondoso sucesso pode ser a atração humana por sua sexualidade. E se você é um desses interessados no assunto o livro fica super indicado, como disse anteriormente as cenas de sexo duram 10, 20 folhas.

Há muitas referências de Crepúsculo em Cinquenta tons de cinza, visto que este surgiu de uma fanfiction escrita pela autora para a série de Meyer. Esse é um ponto marcante, porém a narrativa de James toma seus próprios rumos.

Por fim, antes da minha conclusão considero o livro muito verdadeiro e fiel ao público para o qual foi escrito.

Então? Quatro estrelas é minha avaliação final, simplesmente pelo dito acima. Enquanto milhares de romances fantásticos tomam conta do imaginário humano precisamos de obras que transcrevam um ser humano normal em suas aflições, desejos e receios.

Sobre a autora:


E L James é ex-executiva de TV e mora em Londres. Casada e com dois filhos, desde pequena sonhava em escrever histórias pelas quais os leitores se apaixonassem, mas adiou esse sonho para se concentrar na família e na carreira. quando finalmente arranjou coragem para escrever, pôs no papel seu primeiro romance, Cinquenta tons de cinza. Na sequência, publicou os outros dois livros da série, Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade, completando a trilogia que se tornou o maior fenômeno editorial dos últimos anos.

Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Bom, sucesso que é sucesso merece suas sátira e Cinquenta tons de cinza já ganhou diversas na Internet. Confira comercial que a Amazon fez para os dias das mães.


Boa leitura

13 comentários:

  1. Concordo com o fato exposto de o sucesso se dever a vontade de sair do imaginário, que quase sempre ocupa o mundo das narrações.Entretanto, espero poder lê-lo e analisar suas interpretações junto das minhas.
    Muito boa sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que vive só de sexo. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vc sabe que to louca pra ler esse livro e me mostra essa resenha? tive a impressão que vc ficou decepcionado o que me deixou mais curiosa ainda!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a explicação para o sucesso imenso que essa trilogia está fazendo está além das cenas de sexo narradas, está no intenso trabalho de marketing, até no jornal da Rede TV eu já vi uma matéria sobre ele. Não sou particurlarmente atraída por narrativas que explorem o sexo, nem rejeito um livro por causa disso, apenas gosto de narrativas mais profundas em outro sentido. Acho que leria se tivesse a oportunidade, mas não está entre as minhas intenções de compra.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Renan, não sei se eu irei gostar do livro, realmente sexo não é tudo, há muito mais na vida da pessoa, o sexo só complementa.

    Bj!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha, foi a primeira que li desse livro que é um sucesso. Eu queria muito ler, tinha ótimas expectativas e esperava algo completamente diferente da obra, mas vi que não é como eu imaginava. Desisti um pouco de ler, ainda mais que ele ainda está caro...

    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Também vi várias resenhas informando sobre isso.
    Personagens vazios e cenas de sexo detalhadas demais.
    Sinceramente, apesar do mkt pesado sobre o livro, eu não tenho interesse nele.
    Parabéns pela sinceridade.
    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li e nao pretendo ler. Adorei sua resenha, muito boa, mesmo, refletiu tudo que eu andava pensando sobre a obra. Realmente acho que o sucesso se deve a essa supervalorização do sexo no mundo. Ainda bem que não li e parabens a você que teve paciencia de ler todo :)

    ResponderExcluir
  8. Quando ouvi falar do livro e de suas cenas de sexo não imaginei que fossem tão extensas. Eu acreditava que explorava bem a história e que essas cenas sexuais eram apenas para dar uma pitada na história, tipo Nora Roberts. Uma pena que seja tão exagerado.

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha, pois ainda não conhecia este livro. Provavelmente porque não sou muito fã desse tipo de livro. Não sei se vou ler, mas indicarei para meus amigos que gostam.
    Sucesso!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ele tem palavras chulas?
    Tenho medo de comprar e nao gostar por ser muito assim!
    ;s

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  11. Oi Renan!
    Primeiro tenho que dizer que amei demais a resenha ficou incrível! Sobre o livro ainda não sei o que pensar a respeito, pelo o que você disse na resenha e o que eu vi em outras, parece que este livro é apenas baseado em Sexo. Sei que isso é legal, mas um livro sem história e apenas sexo fica completamente sem graça. Tudo que é demais sobra, espero que tenha pelo menos um pouquinho de história...
    Ainda pretendo lê-lo, mas não tenho tanta vontade, tem muitos livros melhores na minha lista...
    Abração,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Renan, como você disse, muito já foi dito, mas creio que ainda ficam muitas coisas no ar. As cenas de sexo não são o o problema, mas existe baixaria? palavras chulas? Já tive anseios e desistência pelo livro. Um livro com palavrões me incomoda mais do que cenas eróticas. Vou amadurecer mais a ideia e esperar passar o oba-oba.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Renan.

    Comprei alguns exemplares da coleção - não sabia nada sobre a história, sério! - mas recebi apenas os exemplares do primeiro volume, os demais chegarão entre o final de outubro e o início de dezembro. Contudo, sinto em dizer que talvez não leia a continuação. Estou muito angustiada com esse primeiro volume... Os personagens são fortes, bem construídos, de certo modo, porém, o enredo é muito pobre. Tudo gira em torno do sexo e Anastasia, que a autora quis traçar como ingênua, parece profissional do ramo.

    Enfim, para não abrir demais e terminar desencorajando alguém, encerro o comentário. Pela escrita, considerando que a autora é de primeira viagem, eu daria quatro estrelas; pela história em si, eu daria uma, e olhe lá.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir