segunda-feira, 7 de maio de 2012

Resenha - A promessa

Resenha – A promessa
Título original: Promise me
Autor: Richard Paul Evans
Tradução: Thiago Novais
Editora: Lua de Papel
Ano: 2011
Páginas: 283

Sinopse:

Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.
Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma. Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida.
Quem é esse homem e como ele parece conhecê-la tão bem? Matthew a persegue incansavelmente, mas somente após se apaixonar perdidamente é que descobre seu incrível segredo, transformando sua forma de ver o mundo, assim como seu próprio destino nessa história de tirar o fôlego sobre como o amor é capaz de mudar todas as nossas perspectivas.

Resenha
Comecei esta resenha com a sinopse da Editora Lua de Papel, pois preciso discordar de alguns pontos dela. Quando comprei o livro, acreditei encontrar uma história fascinante e puramente humana, entretanto isso não aconteceu. No que diz respeito à narrativa, ela é muito corrida, com uma cronologia curta o que de maneira nenhuma deixa o leitor confuso, mas lhe causa um desejo por aprofundar mais na história da protagonista Beth Cardall e em seus sentimentos.
Na primeira parte do livro nos é apresentado uma mãe com uma rotina aparentemente estável e que se vê consternada com a saúde da filha e a recente descoberta das traições do marido. A reação dela diante disso é muito óbvia e o autor acaba quebrando a narrativa com diálogos recorrentes e fracos. Com certeza você vai se deparar com uma dessas novelas horrorosas da televisão brasileira.
Na chegada de Matthew, quando finalmente achei que me surpreenderia, o autor novamente faz do ápice da história um derradeiro conflito emocional. Se pelo menos ele o descrevesse mais detalhadamente transformaria em algo mágico.
Tenho ainda que dizer que não é apresentado cenários realmente inéditos ao leitor, sendo este capaz de deduzir muitas das ações das personagens. Assim é impossível proferir que seja de tirar o fôlego.
Por fim, é um ótimo livro para uma manhã chuvosa e para quem gosta de um romance rápido de ser lido.

Avaliação final: 2 estrelas

Um comentário: