terça-feira, 15 de maio de 2012

Resenha - O Quarto de Jacob


“Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial.”
                                                                                                                                         Virginia Woolf

Título original: Jacob's room

Autor: Virginia Woolf

Tradução: Lya Luft

Editora: Novo Século

Ano: 2008

Páginas: 239


Quando acabei de ler O Quarto de Jacob confesso que fiquei meio perdido em fazer uma resenha. Primeiro pelo fato de ainda, até aquele momento, não ter lido nada de Virginia Woolf, o que me restringe a avaliá-lo quanto aos demais. Segundo por estar assimilando meu deslumbramento pela narrativa.

O Quarto de Jacob como muito recorrente é conhecido como o primeiro romance livre de Virginia Woolf. Quando ela deixaria de publicar pela editora do meio-irmão e passaria a editar seus livros na editora criada por ela na companhia do marido, Leonardo Woolf.

“Acho que [O Quarto de] Jacob foi para mim um passo decisivo para trabalhar em liberdade”, Virginia Woolf escreveu em seu diário, sábado 14 de Outubro de 1922.

Então, Woolf afasta-se do conservadorismo para criar uma história magnífica, com cenários descritos de uma forma singular a levar o leitor para as profundezas do silêncio da personagem principal.

O livro resume a vida de Jacob, com seus amores e suas opiniões sobre o mundo a sua volta. Entretanto conseguimos perceber e definir uma personalidade para ele diante da visão daqueles que o rodeiam. Encontramos um jovem apaixonado pela literatura inglesa e muitas vezes contrariado em relação às mulheres.

Como dito anteriormente, a perfeição de Virginia para descrever os cenários torna a narrativa a cada passo de Jacob viva e emocionante. A leitura e imprescindível e com certeza levara o seu leitor para além de um só quarto.

A indicação que me levou até esse romance foi encontrada no prefácio de Ronald Polito para o livro Maurice do escritor E.M.Forster, publicado pela editora de Woolf e uma das inspirações de Virginia na composição de seus romances. Muitos traços são recorrentes a ambos, mas isso é história para outra postagem.


Avaliação final: 5 estrelas.


Sobre a autora:

Nascida em Londres, em 1882, Virginia Woolf tornou-se uma das mais importantes escritoras inglesas, conhecida também por suas resenhas literárias e posições feministas. Influenciada por Proust e Joyce, Virginia superou os limites impostos pela ficção realista, conseguindo integrar à narrativa um simultaneidade de eventos e criando uma nova concepção do tempo narrativo ficcional. Em 1941, após diversas tentativas de suicídio e uma grave crise de depressão, Virginia se afoga no rio Ouse. Deixou vários ensaios, contos, biografias, uma extensa correspondência e romances como A Viagem, Entre os atos, Noite e Dia, As ondas, entre outros.


Cada um tem o seu passado fechado em si, tal como um livro que se conhece de cor, livro de que os amigos apenas levam o título.”
                                                                                                                                Virginia Woolf

4 comentários:

  1. Olá, Renan.

    Bem legal a resenha. Imagino que o forte da autora - porque também não li nada dela ainda - seja mesmo as descrições. E, pela minibiografia, é possível notar o quanto ela era intensa.

    Você marcou o livro com cinco estrelas, deve ser uma ótima leitura. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virginia Woolf é bastante intensa nas suas descrições e em O Quarto de Jacob ela dá mais atenção ao cenário que rodeia os personagem. Vale muito a pena e leitura.

      Obrigado por comentar,
      R.S.Merces

      Excluir
  2. Olá, Renan!

    Nunca li um livro da autora sempre tive vontade, mas são tantos livros na minha lista que fica difícil. Gostei demais da sua resenha, este livro parece ser muitoooo bom. Pretendo lê-lo em breve, a autora deve ter uma escrita muito intensa e profunda do jeito que eu gosto!

    Atenciosamente,
    David.H.S

    ResponderExcluir