quarta-feira, 16 de maio de 2012

Filme - As Horas

Sinopse:
Uma fusão no tempo provocada por uma obra literária alcança um dia e modifica a vida de três mulheres em três lugares diferentes. A primeira é Virginia Woolf, escritora do romance Mrs. Dalloway, que se debate contra a insanidade enquanto é absorvida pelo livro que ainda está escrevendo nos anos 20. Nos anos 50, a dona de casa, Laura Brown, é influenciada pelo romance que lê e passa a refletir sobre a vida que leva. Clarissa Vaughan é a Sra. Dalloway dos dias atuais, apaixonada pelo amigo Richard, um poeta que está morrendo de Aids.
Diretor
O filme foi dirigido por Stephen Daldry que é diretor de filmes como Billy Elliot, com três indicações ao Oscar, 12 indicações ao Bafta entre outras indicações. As Horas é o seu segundo trabalho.
Elenco
No papel de Clarissa Vaughan temos a atriz Meryl Streep. Em 2003 venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em Adaptação e recebeu ainda uma indicação de Melhor Atriz por sua interpretação em As Horas.
Jullianne Moore interpreta a dona de casa dos anos 50, Laura Brown, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
Interpretando a escritora Virginia Woolf temos a atriz Nicole Kidman que foi vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama e do Oscar por seu trabalho em As Horas.
Resenha
Para os muitos que são avessos a adaptações de livros para o cinema, devo destacar que Stephen Daldry fez um excelente trabalho. No que diz respeito às três épocas distintas do filme, ele mescla as histórias no ponto certo e deixa que o telespectador viva os conflitos internos das personagens principais, sem parecer confuso ou até mesmo contraditório.   
As interpretações das atrizes tornam o filme ainda melhor. Kidman como dito anteriormente levou o Oscar por sua atuação como Virginia Woolf. No mais é imprescindível para quem gosta de um bom filme.
Mas ainda falando sobre o filme e chegando à parte que mais me levou a locá-lo, a breve biografia de Virginia Woolf retratada. Daldry mostra a vida da autora já mergulhada na loucura, juntamente com sua forma de escrever e seus conflitos diante de sua narrativa. Logo no início, temos uma cena abordando o suicídio de Woolf de uma forma a demonstrar como uma atitude de coragem, o que realmente acredito ter acontecido. Claro, que para aqueles que queriam mais da vida de Virginia vão ficar decepcionados, entretanto se você encontrar a versão em DVD terá o deslumbre de um documentário com a presença de estudiosos da autora assim como dois de seus sobrinhos.
Não falei muito sobre o romance Mrs. Dalloway por ainda ter tido a oportunidade de lê-lo, mas em breve poderei tirar minhas conclusões quanto ao retratado no filme.



Boa sessão.

Um comentário:

  1. OI!

    Parece ser muito bom esse filme, sempre tive voltade de assistir, após a sua resenha estou mais curioso ainda...
    Estou gostando muito dessa semana Virginia Wolf está incrível, muito interessante mesmo!!!

    Muito bom, conhecer um pouco mais sobre uma autora tão famosa no mundo todo...

    Atenciosamente,
    David.H.S

    ResponderExcluir